Home > Notícias > Para brasileiro, publicidade é informação

Notícias

Para brasileiro, publicidade é informação

Os formatos publicitários tradicionais ainda são o canal de maior valor para os brasileiros que buscam informações sobre produtos e marcas, com o mesmo peso da opinião de familiares e amigos. É o que aponta o estudo “The new realities of marketing”, do Grupo Interpublic, dono de agências como Borghi/Lowe, Giovanni+DraftFCB e WMcCann. A pesquisa ouviu, via internet, 602 pessoas no Brasil no ano passado, e foi realizada também em outros cinco países.

 

O valor que os brasileiros dão à publicidade é bem superior ao que se observa em outros mercados. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a atividade também está enraizada na cultura popular, as fontes de informações mais comuns são as pesquisas feias na internet (61%). Lá a publicidade só aparece em 5º lugar no ranking, com 44% de menções, atrás ainda das opiniões de familiares (56%), informações do produto obtidas junto a pessoas de perfil parecido ao do consumidor (56%) e análise do produto por um especialista na internet (55%).

 

“A publicidade continua forte em alguns países, talvez pelo fato de fazer parte da cultura e, consequentemente, causar repercussão social. Nos Estados Unidos, a publicidade é muito relevante e confiável. Basta observar o Super Bowl para perceber que muitas pessoas querem ver os comerciais, e não o jogo. Mas impressiona o fato de que, no Brasil, a publicidade é ainda mais forte e mais enraizada na cultura da população”, observa Terry Peigh, diretor global de operações do Interpublic, que veio ao País na semana passada para apresentar o relatório às agências do grupo.

 

Segundo o estudo, 51% dos entrevistados no Brasil consideram a publicidade como canal relevante para fornecer informações úteis sobre a marca, e que podem ocasionar em uma decisão de compra. O levantamento confere à atividade a responsabilidade de ser fonte de informação tão confiável e procurada quanto a palavra de um amigo ou familiar.

É possível concluir ainda que há uma evolução no status da publicidade. Embora mantendo o mesmo percentual da pesquisa anterior, realizada em 2011, desta vez a atividade empatou com o valor das opiniões de pessoas próximas, que caiu de 55% no estudo anterior para 51%. A pesquisa do Interpublic é bianual e está em sua terceira edição. 


voltar

mapa-de-atuacao-fenix-1-8180108.jpg
maps-8112813.jpg
Uma empresa do Grupo Maestro

Av. T-63 Esq. com C-185, Qd. 589 - Lt. 05, N. 1959, 1º andar Setor Nova Suiça CEP. 74.280-235 - Goiânia - GO - Brasil

 

Contato: +55 62 3942-9600, fenix@fenixpaineis.com.br

Copyright © 2009-2013 FENIX PAINÉIS. Todos os direitos reservados.